Os perigos dos telemóveis

Vivemos numa sociedade repleta de recursos tecnológicos que facilitam o nosso quotidiano na mesma medida que podem prejudicar o crescimento saudável das nossas crianças e jovens.

A utilização do telemóvel deve variar tendo em conta a idade da criança. Até aos dois anos de idade, não deve ser permitida a utilização de telemóveis; entre os três e os cinco anos, as crianças podem utilizar o telemóvel durante uma hora por dia; dos seis aos dezoito anos a média de utilização diária deve ser de duas horas.

De salientar, a importância da supervisão parental enquanto as crianças e jovens acedem às tecnologias.

           

E quais são os riscos da utilização excessiva do telemóvel?

  1. Afetar o desenvolvimento da criança e jovem:

A exposição excessiva às tecnologias (telemóvel, tablet, computador) altera a capacidade cognitiva da criança ou jovem, implicando dificuldades de aprendizagem, aumento da impulsividade e baixa autorregulação (birras).

  1. Obesidade infantil

O contacto com as tecnologias limita o movimento (sedentarismo), o que potencia a obesidade infantil, acarretando problemas de saúde graves, tais como diabetes ou problemas cardíacos.

  1. Alteração do sono

A criança ou jovem que utiliza as tecnologias em excesso, sem supervisão parental, pode sofrer uma alteração do padrão de sono. A falta de sono afeta o desenvolvimento saudável e o rendimento escolar.

  1. Saúde mental e Comportamento

O uso excessivo de tecnologias está associado ao aumento da depressão infantil, da ansiedade, da diminuição da atenção, de dificuldades ao nível da memória, bem como a perturbações da vinculação e dificuldades ao nível social.

A criança imita o comportamento que observa. A visualização de determinadas situações pode conduzir a comportamentos agressivos e desajustados.

  1. Radiação

A Organização Mundial de Saúde classificou os telemóveis como emissores de radiação, que afetam as crianças com maior intensidade.

 

 

O projeto “Todo Ouvidos” procura ouvir, apoiar e aconselhar as famílias ou responsáveis pelas crianças ou jovens. Para mais esclarecimentos, contactar telefonicamente as colaboradoras da Casa Jovem.

26 de Junho de 2020

  •