"Como abordar as nossas crianças sobre a pandemia do coronavírus""

Como abordar as nossas crianças sobre a pandemia do Coronavírus?

 

  No final do ano de 2019, foi identificado o primeiro caso de COVID-19 em humanos. O COVID-19 é uma doença provocada pelo novo coronavírus SARS-COV-2, que pode causar infeção respiratória grave.

  O coronavírus mudou completamente a nossa vida quotidiana e, de forma a combater esta pandemia, conduziu-nos ao distanciamento social, de entre outras medidas. E, se para nós adultos/as pode ser assustador e confuso, como será para as nossas crianças?

As crianças ouvem as notícias na televisão e as conversas entre adultos, sem acesso a informação direcionada para a sua compreensão. As crianças têm muitas dúvidas e colocam muitas questões. Por isso, os/as adultos/as devem assumir um papel reconfortante e tornar a compreensão mais fácil.

Em primeiro lugar, os/as adultos devem estar bem informados sobre a situação atual da pandemia por COVID-19 e adotar os seguintes comportamentos:

  • Os adultos/as devem ter uma postura tranquila (as crianças absorvem os estados emocionais dos/as adultos); 
  • A informação deve ser simples e adequada à idade da criança;
  • Explicar o que é o coronavírus e quais as medidas preventivas que deve fazer (saber o que fazer transmite controlo e segurança);
  • O tema do coronavírus deve ser abordado de forma natural e através de factos; 
  • Dar espaço à criança para falar e colocar questões (tentar perceber o que a criança sabe e corrigir, se necessário);
  • Uma criança informada protege-se melhor e assume responsabilidade social de proteger os outros (adultos/as devem dar o exemplo já que as crianças copiam os nossos comportamentos);
  • Explicar que todas as mudanças são temporárias para nos protegermos.

 

 

 

O projeto “Todo Ouvidos” procura ouvir, apoiar e aconselhar as famílias ou responsáveis pelas crianças ou jovens. Para mais esclarecimentos, pode contactar telefonicamente as colaboradoras da Casa Jovem.

27 de Março de 2020

  •