Apoiar as crianças nas medidas preventivas
Conhecimento é o primeiro passo para nos protegermos e, enquanto cuidadores, devemos ensinar às crianças todos os passos para se protegerem.
Em primeiro lugar, devemos explicar às crianças que todos/as temos a responsabilidade de nos protegermos e de protegermos os outros. Esta proteção acontece através do reforço dos cuidados de higiene e do distanciamento social:
- Evitar beijos;
- Evitar abraços;
- Manter distância física das pessoas (mostrar a distância aconselhável);
- Não pôr as mãos na boca, no nariz ou olhos;
- Tossir ou espirrar para o braço (lavar as mãos depois);
- Tossir ou espirrar para um lenço (deitar o lenço fora e lavar as mãos);
- Lavar as mãos várias vezes ao dia (as mãos devem ser lavadas com água e sabão, durante 20-30 segundos; lavar pulso, palma, dorso, entre dedos, unhas e pontas dos dedos).
A lavagem das mãos é uma das medidas preventivas mais eficazes contra o coronavírus. Exemplos de como tornar a lavagem das mãos correta e divertida:
- Exemplificar como se devem lavar as mãos (crianças imitam comportamentos);
- Cantar a canção dos “Parabéns”, duas vezes;
- Colocar uma música/ refrão de música que dure entre 20-30 segundos;
- Colocar tinta guache nas mãos da criança, colocar uma venda e pedir para lavar as mãos (objetivo é perceberem que precisam de mais tempo a lavar as mãos para a tinta sair completamente).
O projeto “Todo Ouvidos” procura ouvir, apoiar e aconselhar as famílias ou responsáveis pelas crianças ou jovens. Para mais esclarecimentos, contactar telefonicamente as colaboradoras da Casa Jovem.